domingo, 21 de novembro de 2010

O Porque da festa...

O porque da festa está voltado para o "garimpo do pão" de dois grupos de teatro da cidade de Guarulhos o Populacho & Piquenique Classe C do teatro e o Grupo Glacê...

Conheça um pouco deles:

O Grupo Glacê

                 Durante o ano de 2006 Rodrigo Pignatari escreveu um texto, influenciado por um personagem que havia inventado com o nome de “Arthur” em um processo de criação. Este texto foi denominado “Glacê” que logo seria encenado pelo mesmo autor e as atrizes convidadas Juliana Seabra e Juliana Araujo no dia 26 de outubro de 2006 na UNIMESP, sob direção e atuação de Rodrigo Pignatari.        Esta encenação foi apresentada como um estudo sobre o texto “Glacê”. Após esta apresentação, a idéia foi de transformar este estudo em uma peça para o ano de 2007, o texto mudou e muitas coisas foram incrementadas, convidamos Bruno Bennedetti para participar da peça e do grupo, contando com as duas Julianas (Araujo e Seabra), Rodrigo Pignatari assumiu a função de diretor neste espetáculo, cujo título se tornou “Pós-Glacê” que iniciou o processo de ensaio em janeiro de 2007, mesmo mês que o Grupo ganhou o nome de Grupo Glacê tendo sua estréia em junho do mesmo ano, apresentando na UNIMESP, no Teatro Nelson Rodrigues, no Espaço Cultural Florestan Fernandes e no Auditório do Teatro Adamastor (MAC 2007). Desde de setembro de 2007 começamos o processo de criação de “Estudo sobre a neutralidade”, abordando o tema neutro, que estreiou em Janeiro de 2009 no Ateliê M. Macoe, e foi também apresentando em curta temporada em maio de 2009 no teatro Nelson Rodrigues e participou do Encontro de Teatro da Cidade de Guarulhos em julho do mesmo ano. Estamos em novo processo de criação prevista para 2011 sobre o tema de Édipo.

texto de Rodrigo Pignatari 
diretor do Grupo

O Populacho & Piquenique Classe C do Teatro


O Populacho & Piquenique Classe C do Teatro é considerado uma das principais confrarias artísticas no município de Guarulhos. Composto por artistas circenses, artistas-plásticos, cantores, bailarinos, filósofos, dramaturgos e poetas, o grupo em sua constituição contempla diversas áreas do conhecimento.
“Estudo sobre a Segregação” é o título do principal trabalho do Populacho & Piquenique. A montagem aborda a história do Sanatório Padre Bento e tece sua crítica sobre o tratamento desumano dispensado pelo governo aos portadores de hanseníase do século XX. Além dessa obra, o grupo também tem em sua trajetória as peças “O Circo de Retirantes”, “Canção pro Sol voltar”, baseada na obra do poeta Castelo Hanssen, “Copo d’água”, “A Tempestade” e “Um Auto de Natal para a cidade”.
O grupo se destaca por seu comprometimento à pesquisa e ao fazer teatral, e prima pela formação artística progressiva e ininterrupta.

texto de Bruno Benndetti 
diretor e dramaturgo do grupo

Juliana Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário